sábado, 25 de outubro de 2008

Teoria da deriva continental de Alfred Wegner


Há muitos milhões de anos atrás dizia-se que os continentes andavam á deriva num grande ocwww.unb.br/ig/sis/terra1.jpgeano.Formando um supeer continente-A PANGEIA

Actualmente existem seis continentes, sendo eles: América, África, Ásia, Oceania, Europa e Antártica. A teoria de Wagner propunha a existência de uma única massa continental chamada Pangéia, que começou a se dividir a 200 milhões de anos atrás.

Esta ideia foi complementada na época por Alexandre Du Toit, professor sul-africano de geologia, que postulou que primeiro a Pangéia se separou em duas grandes massas continentais, Laurásia ao norte e Gondwana no sul. Posteriormente estas duas massas teriam se dividido em unidades menores e constituído os continentes actuais.


Embora Wegner apresentasse provas extremamente fortes da sua teoria da deriva continental, falhava na explicação do mecanismo que seria responsável pela separação dos continentes. Wagner simplesmente postulou que as massas continentais teriam se arrastado sobre o assoalho oceânico, separando-se umas das outras, movidas por forças gravitacionais produzidas pela saliência equatorial.